domingo, 16 de setembro de 2012

Mesa em Ypê, Angico Preto e Seringueira


Este mês meu pai faz aniversário, amanha vai ter uma festina no rancho de pesca que ele acabou de construir. Ele me disse que necessitava de uma mesa de 1,50 x0,47 cm.
Como estou sem grana para presente... Advinham... rs.
Aqui algumas fotos do processo, lembrando que gosto de trabalhar sempre com coisas reaproveitadas, e esta mesa foi exatamente assim.
As fotos nao estão muito boas... mas vamos lá.
Esta madeira é de uma porta de YpÊ que foi encontrada em uma caçamba de construção. desmontei a porta, rasqueteei toda a tinta velha, tinha umas 5 cores pelo menos, até que cheguei na madeira, ai foi lixa para dar um acabamento..


Uma vez limpa, e lixada voltei a unir as partes da antiga porta para formar o tampo da mesa. Necessito de mais grampos, sargentos... mas funcionou bem, as tábuas tinham encaixes macho e femea.


Apesar da foto estar horrível.. rs. Esta é uma tabua de angico preto, uma de minhas madeiras preferidas. É bem provável ue esta tábua tenha uns 70 anos de idade. Era de um antigo campo de bocha que foi demolido e que comprei 4 delas por 20 reais, meu pai ja a tinha usado para contrução por isso estava suja de cimento.
A tabua que tinha 20 cms foi ripada em duas, ficando com 9,5 cms de cada lado, e serviram para as laterais da mesa. madeira muito dura e muito bonita... trabalhei com raspador, lixadeira angular e depois lixadeira orbital nelas.

Estes são os pés, o outro deve estar perdido na oficina.... rs. São de seringueira. tinha estes pés de um trabalho que comecei mas não havia gostado da aparência, como não tinha outra opção foram eles mesmos... Esta madeira ia ser queimada, então esquadrejei e fiz os detalhes na tupia, mas depois os abandonei, vindo a usar somente agora.


uma previa de como ficaria, ainda faltava recortar certo o tampo e dar acabamentos, bem como prender o tampo...

Aqui o tampo recortado, preso, e começando a dar a cera de carnaúba com tingidor de imbuia..



Por fim a mesa...




Sem comentários:

Enviar um comentário