quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Carriolinhas

Caixotes de Feira transformados em Artesanato

Esta semana minha esposa necessitou de mais um trabalho da pequena oficina.
Ela tinha duas festas a fazer com o tema Cocoricó, e necessitava de algo para ser o centro da mesa do aniversário e que por sua vez seria a lembrança da festa do aniversariante para os convidados. Necessitava ser algo rústico que remetesse a fazenda ou celeiro e que fosse barato.
Decidimos em fazer uma carriolinha, que seria adornada com um pano xadrez e enchida de doces como pé de moleque, doce de abóbora,  sache de doce de leite, paçoquinha e estas coisas.

O primeiro desafio era conseguir um material que fosse barato para fazer as lembranças,  então decidimos por um material que tivesse custo zero.
Este foi o material escolhido:

Caixotes de tomate, cenoura que são usados na feira e descartados como lixo. Assim eu sigo com o meu lema bíblico de “recuperar o que se havia perdido” e acreditar na restauração do que foi desprezado. Assim saímos buscando caixotes de feira, afinal  foram quase 60 carriolinhas.

O primeiro passo é desmontar estes caixotes que apesar de parecer simples necessita de certo cuidado, pois as tabuas são finas e não muito resistentes, os grampos são grandes e colocados com maquinas pneumáticas acabam penetrando na madeira de forma bastante resistente, além que de a resina que o pinus tem ajuda a “grudar” o grampo na madeira.  Lembra-me quando eu trabalhava com recuperação de mendigos, algumas coisas eram tão profundas e arraigadas neles que dificultava qualquer tentativa de limpeza sem causar certo dano, seja físico ou na alma.

O caminho é paciência, saber que algumas vão se quebrar, martelo leve e um fino pé de cabra, como visto na foto acima.
A parte lateral dos caixotes são mais grossas, e com elas eu fiz a estrutura da peça, ou os manetes onde se segura a carriola:
O processo foi este:
1.       Cortar os pedaços que ficaram com quase 2x2 cm


2.       Cortar a ponta que formaria o ângulo para colar a roda que depois formaria um V.

Para isso eu fiz um gabarito rápido na serra de meia esquadria:

Aqui estão cortadinhos:

Mas eles quadrados ficaram meio grosseiros por isso resolvi arredondar o final da peça para dar um aspecto de cabo aonde ficaria supostamente a mão.
Para isso usei  a tupia de mesa com uma fresa, um topo para delimitar até onde queria que chegasse o corte e passei a peça pelos 4 lados arredondando assim uma parte.

Assim ficaram prontos os “cabos” da carriolinha. O próximo passo foram as rodas:
Para isso usei as tabuas laterais, escolhi as mais grossas, cortei quadrados na medida que eu queria, creio que foi 9x9, furei no centro e com a tico-tico de bancada cortei as 60 rodinhas. Quebrei  umas 4 serrinhas, tenho eu aprender a trabalhar melhor com esta maquina, mas como disse o apóstolo “aprendi a estar contente em todas as situações”... he he  he .
Aqui a roda da carriola:

Agora foi só montar as partes para ter o “chassi” da peça:

Reparem que no chassi tenho  os furos que serão o local para encaixar os pés da carriolinha. Como na minha cidade não se encontra cavilhas para comprar o negocio foi fazer as minhas:
Da parte mais grossa dos caixotes cortei tiras de 1,25 x1,25 cm, furei uma chapa de ferro com uma broca de 1 cm de diâmetro e  pancada com martelo de madeira:

O próximo passo foram as caçambas:
Cortei elas com 15 cms assim elas ficaram com aproximadamente 15 x 15 cm. Uma das partes eu cortei em ângulo de 15 graus para dar um efeito de caçamba mesmo e não um quadrado. E o fundo, também cortei das madeiras dos caixotes.
Como as madeiras são muito irregulares na espessura os fundos têm que ser marcados e cortados um por um, pois não são todos do mesmo tamanho.
Eis as caçambas:



Depois de montadas, levo para a lixadeira para dar o acabamento e ficar certinho. Por primeira vez usei cola de ciano ao invés de cola branca, gostei da rapidez do trabalho, mas acho que a “pega” no é a mesma em material poroso.
E por fim, as carriolinhas prontas:




E assim mais uma vez o que estava destinado ao desprezo e lixo se tornou algo útil e agradável aos olhos. Algo novo pode surgir de onde já não tem esperança. 

2 comentários:

  1. Cheguei aqui vindo so Fórum Marceneiros & Bricoleiros do post Venda Skil 3610 (serra bancada) e 3335 (tico tico bancada) http://marceneiros-e-bricoleiros.forums-free.com/viewtopic.php?f=53&t=9921&p=95789&hilit=skil#p95789
    Aproveitei e dei uma olhada nas carriolinhas e gostei muito de sua idéia e conceito: Reaproveitamento. Bem lá ainda não posso escrever em lugar nenhum, somente leitura... Gostaria que o amigo me colocasse em contato com o autor do post que está vendendo uns equipamentos... se puder passar a ele meu email, ficarei muitissimo grato: marcosartemadeira@gmail.com 61 3338-7370
    Tudo de bom e em paz caro Adenilson, de Marcos Amaral de Brasília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cara,postar vc pode sim. vc não pode somente ver as fotos.
      mas eu respondo ao cara sim.

      Eliminar