sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Minha Oficina - A Cidade de Refúgio


Apresento-lhes minha “Cidade de Refúgio”.

O texto sagrado Judaico/Cristão apresenta um conceito interessante sobre proteção. São as Cidades de Refúgio. Nelas um criminoso podia abrigar-se sem correr o perigo de ser executado pelos vingadores, nelas a pessoa podia viver com tranquilidade esquecendo-se que lá fora era caçado, procurado, nela ele vivia sem se preocupar com o mundo que buscava tragá-lo.
De alguma forma a oficina funciona para mim da mesma maneira. Nela consigo esquecer por algumas horas do dia o que acontece “lá fora”, aquele minúsculo espaço de uns 15 metros quadrados se torna o meu refúgio, ali recupero as forças, acabo com o stress, faço meu exercício físico ao trabalhar com a madeira, e o exercício mental ao imaginar o produto acabado, ou imaginando um novo processo de trabalho; ali também me exercito espiritualmente, pois vejo como transformações são possíveis, como que a lamina das ferramentas, o atrito da lixa, pode limpar, clarear, moldar, mudar... As ferramentas estão para a madeira como o Espirito Santo para aquele que crê.

Como Já disse minha fascinação por ferramentas, oficina, madeira começa ainda na infância vendo meu pai trabalhar, isso é relembrado em um período que trabalhei como missionário no Chile, e tive contato com equipes estrangeiras (EUA principalmente) que vinham ajudar a construir a missão, com seus martelos modernos e maquinas milagrosas. Lá fiz um curso de construção com um grupo gringo, e tive contato com Wolfgang, um alemão que sem falar uma palavra de inglês ou espanhol me ensinou muito a trabalhar com madeira, e ensinou-me sobre a paciência. Ele era perito em  construir e instalar portas e janelas. Descobri que a marcenaria na Alemanha é uma formação acadêmica e que o Wolfgang tinha um mestrado em portas e janelas.

Depois deixei isso tudo adormecido, ficou parado por longos anos, até que voltei a minha cidade natal, e comecei a desejar novamente trabalhar com madeiras. Como diz o Calvinismo, é impossível resistir à graça... o desejo vai aumentando e quando vês estas envolvido.... e aquilo que estava morto renasce.

Bem, ai vão as imagens desta “Cidade de Refúgio”.

Hoje minha oficininha que é minúscula, e já foi menor ainda, e já foi somente o quintal da casa, esta caminhando para aquilo que eu realmente desejo. Infelizmente a grana é muito curta, e quase nunca sobra para comprar ferramentas, então vamos sempre muito devagar. Graças a Deus tenho um amigo nos EUA que tem me mandado algumas ferramentas e sou muito grato a Deus por ele.

Mas ai vai..
a primeira ferramenta que fiz foi uma serra circular de mesa, já havia lido bastante sobre isso, então fiz um sistema para poder subir e baixar o disco, mas nao consegui fazer com que ele inclinasse nos 45 graus, mas meu desejo é uma serra circular boa...

Imagem

Imagem

Depois ganhei uma serra de fita de açougue que ficou muito tempo na chuva e sol por que eu não tinha espaço, agora que mudei para um outro local dei uma garibada nela
Imagem

meu painel de ferramentas manuais... gosto muito da ideia dos paineis com as ferramentas penduradas
Imagem

Imagem

Ferramentas elétricas:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ai tenho:
2 serras circulares de mão - 1 skil saw, muito antiga comprada em um ferro velho por 20 reais e que estava somente com o cabo cortado, e 1 DWT
2 Serra tico tico, 1 Dewalt e 1 DWT
1 Serra de meia esquadria Metabo, comprada usada também no ferro velho
1 Serra Tico Tico de Bancada Makita (que chegou esta semana)
2 lixadeiras angular, uma de 7" black and decker e uma de 4" DWT
1 lixadeira de cinta Ryobi 
1 lixadeira treme treme DWT
2 tupias - 1 craftsman que fica na mesa invertida e 1 poter cable
1 furadeira DWT
1 Furadeira de Bancada
1 parafusadeira DWT
1 micro retifica Dremel
1 plaina DWT - que nunca apendi a usar direito
1 pinador Makita
1 grampeador xingling
1 compressor de ar direto pratic 
1 moto-compressor de 30 litros
1 esmeril de 1 cv - muito antigo

Ferramentas compradas que estão para chegar:
Quero até o final deste mes receber o meu torno home made. 

1 Serra Radial DeWalt que  esta a caminho, mas vai demorar por questões 
logísticas

Imagem 

Imagem

Imagem

Imagem



esta é minha tupia invertida, aqui ainda estava com a tupia DWT, mas como ganhei uma outra de presente, dei est tambem de presente a um amigo, afinal: "de graça recebestes, de graça dai... é o mandamento.

Imagem

e por fim a prateleira de bagunças...

Imagem

bom este é o espaço aonde acabo com o stress e passo momento contemplativos, de meditação e descanso com suor..

Graças ao bom Deus.

2 comentários:

  1. sou evangelico e compartilho do mesmo pensamento ,pois e um verdadeiro refugio para mim fazer trabalhos manuais e criar soluçoes para problemas cotidiano,espero trocar ideias e absorver parte de sua experiencia......para aprimorar meu pequeno conhecimento.....
    grande abraço

    georgegoes13@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opa, na paz mano.
      Se puder ajudar em algo estou por aqui.
      Paz.

      Eliminar