quinta-feira, 9 de maio de 2013

Transformando uma Serra de Açougue para Trabalho com Madeira


Transformando uma Serra de Açougue para o trabalho com Madeira.

Como quase tudo na minha pequena oficina para trabalho em madeira a minha serra de fita também é fruto de arranjos, transformações, peças de ferro velho e muito desejo e amor ao trabalho com madeira.
Esta serra de açougue foi um presente. Um amigo  teve que trocar a serra de açougue por que o açougueiro estava reclamando que a serra não parava nos volantes, escapava todo o tempo. Mas também por que queriam uma serra mais moderna em inox.
Ele colocou a serra para ser “jogada fora”. Então me voluntariei para retirar a serra do supermercado e me livrar dela. Como não tinha espaço a serra ficou no quintal de casa por um longo tempo, (sempre ouvindo as devidas reclamações da esposa) e por isso deteriorou ainda mais as partes de metal que compunha a parte inferior da serra. Quando me mudei para um espaço melhor levei a dita cuja e com poucas mudanças já estava usando-a para alguns cortes na nova oficina, mas o aspecto dela sempre me desagradou.
Por isso por estes dias resolvi dar uma melhorada nela, e com a graça divina estou neste processo de  mudanças na máquina.
Assim era a máquina antes:


O primeiro trabalho que fiz foi retirar toda a parte inferior da máquina e usar somente a estrutura  que é de alumínio fundido.







O próximo passo então foi fazer uma base para  poder  fixar esta estrutura. Passei por uma caçamba e encontrei um antigo portal (caixonete) de peroba rosa que havia sido descartado de uma construção e ele  que estava abandonado e desprezado se tornou a base de sustentação para a nova criação.


















A base do motor eu aproveitei a mesma que estava antes, somente redimensionei para ser usada na nova estrutura, é uma base de metal (chapa com metalon) que lixei, tirei os podres e pintei com um resto de tinta alumínio que tinha em um spray perdido na oficina, e ficou até com uma boa aparência, sobre ele coloquei um motor de 1 CV, com a polia dimensionada para dar uma rotação média de 800 a 1000 rpm.



O próximo passo foi fazer a mesa.
Há algum tempo um amigo (Paulo Sena) me enviou umas maquinas do EUA e para reforçar as caixas ele usou uma placa de osb, medindo 60x60 aproximadamente. Lixei, ficou lisinha, e então se tornou a mesa da serra. Não consegui fazer com que ela tivesse movimento para cortes em graus, este é um desafio para mais tarde.





















A guia da lamina foi uma dificuldade, pois a que veio na maquina ainda que muito bonita de alumínio fundido era muito curta para o trabalho com madeira, deixando uma distancia muito grande entre a peça trabalhada e as guias. Mas graças ao bom Deus ganhei umas guias novas, e fiz uma base de madeira para fixa-la, usei um resto de angico preto que tinha na oficina, fiz o furo de fixação das guias e o rasgo para subir e descer a altura de trabalho.

Ainda falta-me a pintura. Pretendo pintá-la  toda de branco.
Mas por enquanto a serra está assim:




5 comentários:

  1. Grande desenvoltura no reparo, parabéns e muita serragem com o novo velho brinquedo....

    Hotz...

    ResponderEliminar
  2. Ficou show a serra. Poste um video usando-a. Abraços

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente a Serra ficou excelente! funciona a contento!!

      Infelizmente não tenho equipamento para fazer filmagem.

      Grato
      Adenilson

      Eliminar
    2. Realmente a Serra ficou excelente! funciona a contento!!

      Infelizmente não tenho equipamento para fazer filmagem.

      Grato
      Adenilson

      Eliminar