Uma amiga de trabalho coleciona canecas e eu havia lhe prometido uma de madeira, então... juntei as coisas...
neste projeto usei 3 diferentes madeiras, de diferentes cores, texturas e dificuldades de torneado.
foram Angico preto, amarelinho e peroba rosa.
O processo é simples. Aplainar os blocos, colar prensados por 24 horas. Depois eu tiro as arestas maiores em uma serra fita, tendo ja marcado o centro e perfurado para o agarre no torno.
As dificuldades:
A primeira dificuldade foi cilindrar a peça, pois a passagem de uma madeira mais dura (o angico) para uma mais branda (a peroba) demanda um certo controle de força para dar mais pressão na dura e tirar a mão na mais mole...
depois que o angico cega a ferramenta muito rápido...
a terceira dificuldade e a maior foi o vaziado das peças. A primeira eu tentei fazer usando brocas forstner de diferentes medidas, mas meu torno tem suas dificuldades para centralizar então quando começa o furo vibra muito e acaba furando fora de centro, deixando uma parte mais grossa que a outra. Isso se torna um enorme inconveniente quando tem que fazer os acertos, abrindo mais o vaziado com um raspador ou goiva, porque trepida muito, enrosca a ferramenta e tira a peça da placa, gerando possíveis acidentes. e estragando o acabamento que havia sido dado na parte exterior. Também acaba deixando marcas que só com lixa fica muito difícil de tirar.
na segunda caneca decidi fazer todo o vaziado com goiva e raspador, usando a contra ponta para ajudar a segurar a peça no centro... foi mais demorado, mas muito melhor o serviço e o acabamento ficou outra coisa.
e para acabar fazer as asas da caneca foi complicado para mim que sou muito ruim para desenhar. mas depois de desenhado outra dificuldade é fazer assentar bem a asa no corpo da caneca para poder colar, pois tem que fazer a mesma angulação da caneca. eu diria que ficou uns 80%... kkkkk
bom umas fotos.. são mais bonitas que as palavras;;