Decidi ajudar um pouco ela. Mas como grana sempre é curta decidi gastar o minimo possível. Para isso usei somente madeira reaproveitada de Paletes.
Segue as fotos:
A matéria Prima. Aqui só uma tábua, usei dois paletes grandes, que vem como plataforma de pranchas de MDF. Eles custam para mim 10 reais cada um. Um custo de 20,00 reais.
Um dos problemas de trabalhar com paletes é a quantidade de processos que se multiplicam.
1. desmontar os paletes
2. Recortar nas medidas necessárias
3. Desempenadeira para dar uma primeira ajeitada e tirar a oxidação da madeira
3. Desengrosso para deixar todas na mesma bitola.
As mãos francesas para as prateleiras.
Processo:
1. um molde em Mdf fino
2. marcar a madeira
3. Recortar. Usei a tico tico de bancada e uma serra fita. Poderia ter feito tudo na fita, mas como só tenho lamina grossa tive que judiar da tico tico.
Estas mãos francesas tem 36 cms de comprimento, e uma média d4 5 de largura e 2 cm de espessura.
A bancada e as prateleiras:
nas prateleiras usei 5 ripas de Paletes que originalmente tinham 10 cm de largura por 2,5 cm de espessura. Depois de esquadrejadas e aplainadas ficaram com 9x2. O comprimento ficou com 2 metros e meio.
Não usei encaixe e nem cola para juntar as ripas. Os encaixes porque não teria dado tempo para terminar no prazo estipulado. O fim de semana. E cola porque depois se a madeira retrair fica feio. Prefiro que fique o "gap" mas sem os vestígios de cola.
A cada 50 cm coloquei uma travessa, um sarrafo de 3x3 (tambem de Palete) e para cada ripa um parafuso.
Os pés eu torneei (para brincar um pouco né.... kkk ) Usei as travesas que vem no Palete. Ficou fino, poderia ser mais grosso, mas era o que tinha e não tinha tempo hábil para colar duas peças e deixar mais grosso. Afinal ficou com um diâmetro de 5 cm.
Hoje, domingo depois do almoço parti para a montagem. Usei buchas para tijolo furado numero 8 e parafusos pretos para dar um destaque na madeira clara.
Procedimento simples.
A bancada encostei na marede, risquei por debaixo. Ja tinha furado a ripa que usaria de suporte ao fundo. Com os parafusos no lugar pressionei contra a parede, marcou sozinho, furei coloquei as buchas e prendi. Encostei a bancada e parafusei a parte de trás na ripa da parede.
As prateleiras. Medi a primeira altura. Coloquei uma guia (um trilho de cortina) e nivelei usando dois niveis de bolha. Risquei e segui o mesmo procedimento, parafuso, marcar, furar, bucha prender. Depois parafusei a prateleira nas mãos francesas.
Foi colocado uma mão francesa a cada 50 cm alternando com os sarrafos que uei para unir as ripas das prateleiras.
Trabalho finalizado com os apetrechos da esposa que decora festas.
Mais fotos em - https://picasaweb.google.com/101902409741736129498/MoveisDePaletes?authuser=0&feat=directlink
Sem comentários:
Enviar um comentário