Armários feitos de Paletes
A primeira coisa é a aquisição dos paletes. Aqui compro palets sobre os quais vem as pranchas de MDF, então eles medem 2,20 x 1,85 e proveem 12 tabuas de 2,20x0,10x0,25 com as quais eu faço a principio as “almofadas” das laterais do armário.
Estas tabuas são cortadas no tamanho da almofada, no armário em questão elas foram cortadas com 62 cms de comprimento, e depois retificadas, ficando normalmente 8 cms de largura.
Uma vez feito isso o próximo passo é lixar. Como eu não tenho desengrosso, normalmente faço da seguinte forma:
1. Lixa 24 ou 36 na lixadeira angular para dar uma limpada superficial
2. Lixa 80 ou 100 na lixadeira de cinta para tirar os riscos da lixa anterior e dar uma aplainada.
3. Lixa 120 ou 150 com a lixadeira orbital para dar um pré acabamento.
Terminado o lixamento é necessário fazer os encaixes, as partes de macho que ficarã embutidas dentro das colunas e travessas da lateral do armário, isso é feito em ua tupia craftsman que esta invertida em uma mesina. Este encaixe tem 1 cm deixando assim a peça com 60 cms de comprimento.
Depois estas mesmas peças voltam para a tupia para um corte de 45 graus em uma das faces para fazer um detalhe na hora que estiver montada a almofada.
Por fim, as peças ficam assim:
Feita as tabuas para a almofada temos que partir para as colunas.
Nos palets vem 6 peças de 1,85 por 6 cms de largura e 6 cms de espessura. Porém estas peças vem com um rasgo no centro por onde corre uma fita plástica que prende todas as pranchas de MDF. Por isso é necessário retificar estas peças, normalmente os deixo com 5x5x1,85
São estas peças que me fornecem as colunas e travessas dos armários:
Eles são cortados com 1,80 e primeiro são feitos um corte para receber a parte do macho das almofadas. Este corte é feito também nesta tupia invertida, passando varias vezes para poder chegar na profundidade correta.
Uma vez os cortes feitos temos que passar a fazer os encaixes para as travessas que também já sofreram o mesmo processo. Os encaixes, são feitos da seguinte forma: nas travessas a parte de entrada é feito na tupia (a bichinha sofre) e nas travessas é feito na furadeira de bancada com brocas forstner e depois acabados no formão.
Assim ficam as colunas:
Uma vez este trabalho feito é só partir para a montagem das laterais, que finalmente ficam assim:
Nestas fotos vemos as laterais já montadas bem como as travessas que iram unir todo o armário. Neste caso usarei 5 travessas para cada armário. Como podem ver na próxima foto:
Armario montado: sigo o seguinte procedimento:
1. Cola cascores extra nas uniões
2. Parafuso prendendo estas mesmas uniões, feitos de forma que a cabeça fique pelo menos 1 cm dentro da madeira da coluna. Para isso uso brocas com escariadores.
3. Corto pinos da mesma madeira com um plug cutter
4. Coloco cola nos buracos, bato o pino e volto a lixar, com a cola ainda molhada, pois o calor da lixadeira faz secar rápido e o pó que sai dela da um acabamento perfeito.
Segue o processo. Como este armário é muito grande eu decidi fazer duas gavetas ao invés de um só gavetão embaixo, por isso dividi o espaço em dois, com um toco da mesma madeira das colunas. Lembrando que o mesmo deve ser feito no interior na parte de baixo para poder correr as gavetas.
na foto acima já vemos também as prateleiras sendo montadas. Estas me dão um pouco de trabalho.
O armário tem 45 cms de profundidade, mas descontando a porta tenho que deixar as prateleiras com 42,5 no Maximo decidi por deixar com 40cms. Uso novamente as tabuas dos palets. São cortadas 5 tabuas de 1,50 retifico elas para ficarem com 8 cms colo com cola PVC prendo com sargentos e deixo de um dia para o outro. Depois é plaina manual para dar a primeira acertada no mais grosseiro, lixa 24 ou 36 para seguir comendo, lixa 100, lixa 150 e esta pronta para ser recortada no tamanho correto, fazer os encaixes da ponta, fazer o batente da pateleira e listo... elas estão no lugar. Por fim, ficam assim:
feito isso, passamos para o fundo do armário.
As tabuas do palet tem 2,5 cms de espessura colocar elas assim torna grosseiro o armário e demasiado pesado, a solução é abrir estas tabuas em uma serra circular ou ainda em uma serra de fita, fazer os encaixes de macho e fêmea, lixar e pronto. Mas neste armário estava com muita urgência, então decidi comprar forro de pinus, me custou 10,00 o metro quadrado, aqui usei 3 metros, saindo 30 reais.
Aqui o armário com o fundo:
seguindo para as gavetas. Aqui também por causa da urgência acabei comprando uma tabua para fazer a frente da gaveta, porem as laterais e fundo foram feitos com a madeira de palet. Esta frente me custou 6 reais cada uma, um total de 12 reais.
E ficou assim:
bem, entramos na parte final do armário. Temos que fazer o acabamento do teto e as portas.
O acabamento do teto foi feito com os mesmos quadrados que fiz as laterais, os de 5x5, porém a tupia não consegue trabalhar toda esta altura pra fazer os detalhes, então abri o quadrado em L tirando deste quadrado de 5x5 um outro de 2x2 trabalho as extremidades do L e depois o quadradinho, volto a colar ele e grampealo no local de onde saiu, ficando assimuma moltura de 5x5 trabalhada.
Eis o resutado:
Bom, por fim as portas. Foram feitas com a mesma madeira de palet. As tabuas de 10cms foram cortadas com 7 de largura pela altura sobrante do armário, feito o rebaixamento do lado interno para os vidros. E esta pronto. Infelizmente na minha região não consigo comprar dobradiças e puxadores coloniais bonitos e de boa qualidade. Estou pensando no que vou fazer ainda.
Por fim... eis o armário.
Salves Adenilson
ResponderEliminarMuito bom seu blog, passei por aqui e não poderia deixar de registrar meus parabéns ao seu talento
Abraços
Adilson Ferro