domingo, 11 de dezembro de 2011

Construindo um Gazebo


Como Muitos já sabem minha esposa trabalha com decoração de festas e me pediu para fazer um Gazebo, com o propósito de decorar um casamento.
A primeira coisa a ser feita foi definir o tamanho da estrutura, e decidiu-se que as medidas seriam as seguintes: 2,5 mts de altura e formando uma área quadrada de 3,0 x 3,0. Para esta estrutura definimos que para dar o efeito almejado teríamos as 4 colunas de 15 cm x 15 cm e as vigas de 15 cms x 8 cms.
Decidido isso passamos a procurar a madeira. Infelizmente na minha cidade só tenho uma opção de madeireira, e a única madeira que me foi oferecida foi a peroba bosta (assim que conhecemos aqui por causa do cheiro desagradável da mesma). É uma madeira extremamente pesada, e com facilidade de trincos ao tomar sol, além de ser um custo elevado para o que planejávamos. O custo seria de 45,00 reais o metro corrido das colunas, e só venderiam 3 metros de comprimento,  ficando 135 reais cada coluna.  E as vigas ficariam 20 reais o metro corrido, ficando cada uma 60 reais. Ou seja, um total de quase 800,00 reais somente a madeira. Um valor acima do que tínhamos disponíveis para o projeto.
Porém temos também na cidade uma serraria. Este pessoal serra euclipto para fabricação de paletes.  Passei um dia por esta serraria e vi que estavam serrando uma madeira diferente e muito bonita, entrei para conversar com o cara. Era Seringueira. Uma madeira clara, comum pouco de fiapos em algumas peças e em outras bem lisas, e eram relativamente leve. Perguntei se ele me serraria a madeira que necessitava e quanto me cobraria.  Acabou ficando tudo por um valor mais baixo do que o anterior. Mas tinha ainda um problema a ser resolvido, pois esta madeira não é tratada. Busque saber, e descobri que outra serraria trata esta madeira com um produto agrícola chamado regente. Aplica na madeira e que tem uma validade de pelo menos 10 anos.
Foi assim que chegou a madeira bruta:



  O primeiro trabalho foi lixar a madeira, já que na serraria não tem desengrosso, e vieram com muita marca de serras e até alguns “degraus”. Trabalhei da seguinte forma: Lixa grão 50 para quebrar as marcas de serra e os degraus, depois uma 100 para dar uma alisada e por fim uma 180 para deixar bem lisinho. A lixadeira Black and Decker agüentou mais uma vez o tranco, me surpreendendo, porém a base de borracha que suporta o disco de lixa deu problemas, soltou o miolo que é de metal, ai tive que comprar uns discos flaps.


Uma vez lixados e alisados o próximo passo foi fazer os detalhes das quinas com a tupia de mão. Usei uma frase que arredonda os cantos, mas aprofundei mais deixando uma marca, tomando o cuidado de sempre fazer com que estas marcas fiquem do mesmo lado.





 Começou a ter forma e ficar bonito. O próximo passo foi fazer os encaixes da cabeça da coluna, onde se alojaria as travessas, um encaixe em X que serviria também para o travamento do conjunto todo.
Primeiro fiz um gabarito em MDF para que todos os cortes saíssem do mesmo tamanho.


Uma vez marcado com o gabarito eu passei a serra circulas nos cortes retos e fiz a parte do fundo com a furadeira, fazendo vários furos, acontece que a peça tem 15 cms de profundidade então a circular não chegou nem na metade, e mesmo virando a peça ainda ficou muito material para cortar, não teve jeito, tive que sofrer com o serrote (rs).



 Tendo então serrado até o final, fui tirando  com o formão.

Este processo feito nas duas faces da coluna, para chegar a este resultado final.




Terminadas as colunas, passamos a trabalhar as vigas.
Mesmo processo de lixamento, para depois fazer alguns detalhes, buscando dar um visual mais agradável ao conjunto. Fiz um acabamento com cortes em escada e um corte em grau.
Aqui sofri bastante, pois a circular não era boa para fazer o corte, não cortava os 8 cms de profundidade, e a tico tico deu vontade de jogar ela na parede.... rs. Então tudo feito no serrote, esquadro, e formão.
Aqui cabe uma observação. Não me arrependo de ter comprado ferramentas hobby pois era o que tinha condições de comprar na época, e elas já me serviram muito. Mas aprendi que para um serviço mais pesado elas realmente não ajudam e te fazem passar raiva. Decidi que a partir de agora só compro ferramenta profissional, e já ganhei uma tico tico que presta, de um servo de Deus.
Mas ai vão as fotinhos..



Feito o detalhe passamos a fazer os encaixes para travar uma peça na outra. Tendo o cuidado de lembrar que tem que ser macho e fêmea, Um por cima e outro por baixo.





Feito, agora partimos para o acabamento. Seladora Lukscolor e depois cera de carnaúba cor imbuia.



Por fim, o trabalho montado para um teste, e será usado no próximo sábado para um casamento.