quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Quem não tem cão caça com gato... ou... não desprezeis os pequenos começos.

Quem não tem cão caça com gato... ou... não desprezeis os pequenos começos como diz o texto sagrado! (Zacarias 4:10)
Depois que deixei as missões sempre quis ter o trabalho com madeira como hobby, mas sempre me esbarrava na realidade de não ter ferramentas para poder  levar em frente o hobby. Até que um dia decidi começar com o que eu tinha, até me lembrei do texto que nos exorta: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma." ( Eclesiastes 9:10), então o primeiro que decidi foi fazer uma mesa de serra circular, pois não tinha dinheiro para comprar uma (ainda não tenho, rs), então com a estrutura de um fogão industrial que achei no lixo fiz a base da serra de mesa, peguei um motor de lava roupas que meu irmão tinha jogado fora, fui no ferro velho e comprei um pequeno pedaço de fuso, em uma marcenaria próximo de casa, de um antigo amigo de escola, ganhei uns pedaços de MDF que serviram de tampo para a mesa  e acabei tendo que comprar um eixo e uma serra de 7 ¼ . Assim montei a minha primeira ferramenta. A minha serra circular de bancada.
 
 


Com o auxilio desta geringonça eu fiz meu primeiro trabalho com madeira, uma cadeirinha para a Yohanna, minha filha. Ela adorou... e eu me senti orgulhoso e realizado...
O texto do proverbio se fez verdade em meu coração: "Melhor é a comida de hortaliça, onde há amor, do que o boi cevado, e com ele o ódio." (Provérbios 15:17)









quarta-feira, 21 de setembro de 2011

haja Luz.... assim começou minha fascinação por madeira...

Quando ainda criança, creio que com uns 11 anos de idade, ajudava meu pai na roça. Cuidávamos de sete mil pés de café, eramos meieiros, acontece que entre uma safra e outra acabava o dinheiro, e o velho necessitava fazer outros serviços para poder pagar a venda onde comprávamos na caderneta.
 Foi neste período que ajudei meu pai a construir uma garagem para o novo trator que o dono da fazenda havia adquirido. Chegaram as madeiras: Palanques, vigotas, terças e tábuas. não tínamos quase nada de ferramentas,  as elétricas nem sequer eram ainda sonho de consumo, pois não há conhecíamos, e onde não há conhecimento não há cobiça como diz o apóstolo Paulo (Rm 7:7). Tínhamos, traçador (uma espécie grande de serrote para toras), serrote, enxó,  martelo e arco de pua, vontade de trabalhar e conta para pagar.
Assim  aquele amontoado de madeira começou a criar forma e a cada encaixe meus olhos iam brilhando e estranhamente um calor no peito aumentava a cada martelada, orgulho de ver como meu pai podia transformar peças retas em formas, madeira em arte. Desejei saber o mesmo, desejei pagar as contas da mesma forma.
Assim foi minha primeira experiencia com a madeira e as ferramentas, foi a primeira transformação que vi acontecendo, algo morto revivendo... assim houve luz....
Enxó
Traçador

Arco de Pua